Os especialistas de design e arquitetura consideram a fachada o cartão de visitas do negócio. Afinal de contas, a primeira impressão costuma ser a que fica.
Um cliente que passa por uma loja com uma fachada bonita, organizada e chamativa provavelmente irá se interessar muito mais a conhecer os produtos ou serviços que o seu negócio tem a oferecer.
Pensando nisso, preparamos uma série de dicas a fim de auxiliar você a criar uma fachada atrativa e adequada para o seu negócio. Está pronto? Confira!
Conte com ajuda profissional
Uma dica primordial para quem deseja uma boa fachada é procurar auxílio profissional. Estamos falando dos designers e arquitetos. São eles os mais preparados para a criação de um layout especializado e que combine com seu empreendimento.
Durante a criação do projeto, vocês irão conversar a respeito dos desejos e necessidades da fachada para tornar seu negócio mais atrativo comercialmente. Tudo isso, é claro, respeitando as limitações de verba disponibilizada para tirar o projeto do papel.
Atente-se à legislação
Além de trazer um olhar mais preciso à respeito da sua fachada, um profissional também poderá auxiliar você do ponto de vista técnico. Além do aspecto visual, uma boa fachada precisa estar de acordo com a legislação vigente.
Algumas cidades costumam limitar ou até mesmo proibir alguns tipos de placas ou letreiros, a fim de diminuir a poluição visual. O mais importante é garantir que seu negócio irá possuir uma fachada que esteja de acordo com a paisagem urbana da cidade e a legislação.
Estude o comportamento do seu público
Construa uma fachada a partir de, entre outras coisas, uma observação cuidadosa da movimentação ocorrida no local onde seu negócio será instalado. É importante estudar como as pessoas se comportam e se relacionam com o comércio regional.
Uma boa maneira de fazer isso é conversar com os transeuntes do local. Pergunte a eles com que frequência costumam parar e observar fachadas de lojas, e que aspectos chamam mais a atenção e o porquê. A partir disso, é possível pensar em como o seu projeto de fachada poderá se destacar dos demais.
Combinando fachada e marca
O interior de sua loja provavelmente possui layout e identidade visual bem definidos, não é mesmo? Isso deve se desdobrar, também, para a frente do seu negócio. Além de trazer mais credibilidade, ter uma fachada e identidade visual em harmonia faz com que seu negócio seja identificado com mais agilidade. Isso é essencial para a construção de uma marca forte e presente na mentalidade do consumidor.
Sem poluição visual
Tão ruim quanto uma fachada pouco atrativa é uma fachada poluída visualmente. Está tudo bem querer chamar a atenção do público, mas é necessário fazer isso sem exageros, informações excessivas e decoração de mau gosto.
Para uma fachada efetiva, é necessário um design que seja, simultaneamente, clean e funcional. Por isso, evite excesso de imagens, cores e diferentes fontes em placas e letreiros. Opte sempre por um design elegante, que costuma chamar bem mais atenção – positiva – do que informações gritantes ou em excesso.
Seja criativo
Ainda que existam alguns limites, sejam eles visuais ou referentes ao investimento, é imprescindível que seu projeto de fachada seja criativo. Afinal de contas, você quer ser diferente da concorrência. Por isso, capriche nos detalhes.
Pode ter certeza: uma fachada que chame a atenção certamente fará sua empresa ser lembrada pelo público. A tendência é que, além de ganhar destaque, você aumente suas vendas consideravelmente.
O Blog da Estruturar é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!