Caso você possua ou deseje adquirir um imóvel comercial para alugar ou revender, é imprescindível encontrar maneiras de tornar esse espaço mais valorizado. Isso irá impactar diretamente na rentabilidade gerada pelo empreendimento, aumentando seus lucros.
Assim, investir em reformas e reparos em sua sala comercial fará com que o espaço tenha atrativos e diferenciais que interessem a possíveis compradores ou locatários que desejem instalar uma empresa ou escritório no seu imóvel.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de ações a serem tomadas para criar uma sala comercial que atenda às necessidades operacionais das empresas. Confira!
Otimizando os espaços
Um investidor imobiliário deve aproveitar melhor o espaço dos seus imóveis, buscando sempre gerar uma vantagem competitiva. De modo geral, empreendedores preferem imóveis com cômodos maiores e que possuam flexibilidade e um espaço bem aproveitado.
Por esse motivo, é necessário aproveitar ao máximo o potencial do local, criando divisões bem definidas. Uma distribuição mal feita pode deixar o espaço apertado para montagem dos móveis e postos de trabalho, circulação de clientes e colaboradores, entre outros. Por isso, projete previamente!
Invista na estrutura
Para ter uma sala comercial valorizada, é necessário criar uma estrutura satisfatória para a futura empresa a ser instalada no local. Essa estrutura inclui:
- Boa iluminação;
- Ventilação adequada (janelas, sistema de ar-condicionado);
- Acesso para pessoas com deficiência;
- Espaço para copa e sanitários, com torneiras e tomadas;
Disponibilizar os itens acima contribui consideravelmente para a valorização imobiliária, podendo fazer toda a diferença na hora de fechar negócio.
Instalações elétricas
Empresas costumam fazer um uso contínuo e constante de diversos aparelhos eletrônicos. Por isso, é necessário garantir que o imóvel comercial seja capaz de aguentar esse uso sobrecarregado de energia.
Inicialmente, é necessário realizar uma avaliação técnica rigorosa. Quantidade de tomadas e estado de conservação da fiação são dois dos itens a serem levados em consideração. Todos os pontos de energia devem atender às normas de segurança e qualidade.
Avalie cuidadosamente
É importante mencionar que a valorização de um imóvel é uma atitude a longo prazo, além de sofrer influência também de fatores externos, como a localização do empreendimento. Por isso, é necessário planejar reformas que prevejam o retorno do valor investido, além do aumento da rentabilidade.
Para mais dicas sobre investimentos imobiliários, confira os outros posts do Blog da Estruturar, atualizado semanalmente. Até a próxima!