Em um mercado tão competitivo em diversas áreas, saem na frente as empresas que buscam caminhos inovadores para superar a concorrência e ser a marca favorita dos clientes.
Nesse contexto, uma ferramenta que pode trazer um diferencial para seu negócio é o chamado design thinking. Apesar de ser um conceito ainda desconhecido por muitos empreendedores, utilizar essa estratégia pode potencializar os resultados e melhorar consideravelmente o posicionamento da sua marca.
Pensando nisso, preparamos esse material para que você, empreendedor, possa se familiarizar com o tema e descobrir como o design thinking pode contribuir para seu negócio. Confira!
Primeiramente, o que é design thinking?
Pensar de forma parecida com os profissionais de design. Esse é o conceito do design thinking de maneira resumida. Na prática, isso significa tentar escapar de métodos tradicionais (e, por vezes, ultrapassados) de pensar e agir dentro do ambiente corporativo.
Assim, essa ferramenta de inovação procura encontrar abordagens e soluções criativas e originais para os problemas que irão surgir no cotidiano de uma empresa.
Essa mudança de postura que foge do padrão estimula equipes e colaboradores a pensarem de maneira prática e inovadora, com enfoque em resolver os problemas e atender às necessidades do consumidor.
Com essa nova mentalidade em prática, a empresa passa a buscar e a incluir perspectivas distintas para superar os obstáculos. Além disso, a inovação passa a se tornar parte essencial da cultura da empresa, o que consequentemente influencia em resultados cada vez melhores.
Benefícios do design thinking
Essa técnica inovadora vai além de criar e desenvolver novos produtos e serviços. Mais que isso, há o estímulo do pensamento inovador, característica imprescindível para empresas que desejam sair na frente e se diferenciar do restante da concorrência. Confira com mais detalhes os benefícios de adotar o design thinking em sua empresa!
Cultura organizacional fortalecida
A partir da busca por respostas e soluções inovadoras, uma tendência é que o público se torne mais que um mero consumidor. As pessoas passarão também a se identificar com o jeito de agir da marca, tornando-se defensoras da sua empresa.
As mudanças também são visíveis internamente. Uma vez que os colaboradores estarão trabalhando de maneira mais coletiva, inovadora e criativa, é provável que sua equipe irá se mostrar mais motivada e satisfeita.
Encontrar respostas
Quando surge um problema aparentemente sem solução, a melhor saída é “pensar fora da caixa”, e o design thinking serve justamente para isso. A prática estimula um pensamento menos ortodoxo, recompensando a busca por inovação constante.
Não é coincidência que startups inovadoras e empresas de tecnologia trabalham dessa forma. Para essas marcas, novidades e melhorias criativas são parte essencial de fidelização, manutenção e busca de novos clientes.
Melhorias na experiência do cliente
Uma forma de compreender melhor os desejos do consumidor é realizar uma pesquisa de mercado. Entretanto, esse método pode se mostrar insuficiente ou um investimento muito alto em algumas situações.
A abordagem do design thinking pode tornar esse processo de estudar o consumidor mais efetivo e original, encontrando internamente novas maneiras de pensar. Os colaboradores podem pesquisar e debater as melhores formas de corresponder às expectativas e atender aos desejos dos clientes.
Uma vez que o design thinking possui essa característica de busca por pluralidade, é provável que sua equipe consiga encontrar as respostas eficientes para atender as demandas do público.Isso tudo certamente fará seus consumidores enxergarem sua marca como competente, inovadora e, acima de tudo, mais humana.
O Blog da Estruturar é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!